Viagens e Turismo   Passagens Aéreas   Pacotes Turísticos   Cruzeiros Marítimos   Resorts   Seguro Viagem   Destinos

Agência de Viagens   STW   Passagens Aereas   -  Passagens Informações sobre Rio de Janeiro

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes de Viagem - Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

  .:: Passagens Aéreas - Rio de Janeiro Informações ::. 
   

RIO DE JANEIRO

Uma boa pedida é pegar o trenzinho da estrada de ferro do Corcovado e atravessar 3,5 quilômetros de mata com vista panorâmica do Rio e preparar-se para subir no topo do dito morro. Ao pé da imagem de 38 metros do Cristo Redentor, veja por que a cidade é mesmo bonita por natureza. Em tempo: o acesso ao Redentor, tanto de carro como de trem, é feito pela Rua Cosme Velho (aproveite para dar uma olhada nas fachadas das casas do Largo do Boticário). Às quartas-feiras, o ingresso custa 10 reais; nos outros dias, 15 reais; crianças até 7 anos não pagam (tel.: O acesso é pela Estrada do Corcovado. Para entrar na área administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Parque Nacional da Tijuca em si, dirija-se ao acesso na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista. Chega-se até lá pela estrada da Canoa e estrada Dona Castorinha (tel.: Agora, para ver, de uma só vez, o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Ipanema e Leblon, o melhor ponto é o Morro da Vista Chinesa.

Beira do mar ou borda da lagoa, ao lado das águas do Rio há sempre um calçadão. É um desses que torna a Barra da Tijuca a praia mais badalada do Rio de Janeiro. Quem gosta de tietagem pode aproveitar as barraquinhas mais afamadas, como a do Pepê e a do Viajandão, freqüentadas por jogadores de futebol e artistas. Na sua caminhada pelo calçadão, pare também para um mergulho no mar gelado da Barra. De barriga cheia, continue a andar para o lado mais primitivo da praia, que é mais vazio que o trecho nas proximidades da Av. Ayrton Senna (há um terminal de ônibus ali) e que ainda assim tem barraquinhas periódicas para reidratação.

Resquício de uma cidade que já foi corte, o Jardim Botânico mantém a formosura dos tempos reais. Aqui, encanta-se pela beleza das terras do antigo engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e manda prepará-las para aclimatar as plantas exóticas - de grande valor e interesse na Europa - aos calores tropicais. A vocação turística e científica do Jardim começa em 1822, quando suas portas são abertas ao público. Faça um passeio relaxado pelas aléias e recantos do Jardim, para respirar o ar úmido ou aprender sobre as plantas da terra. O Centro Cultural Banco do Brasil, instalado na antiga sede da Associação Comercial, é um luxo, comprovado pelo núnero de visitantes mensais: 150 mil pessoas, entre artistas, intelectuais e gente como a gente. Os executivos do Centro adotaram seu restaurante no horário do almoço. (021) 216-0626. Desde a inauguração do Centro, em 1989, a região central do Rio começou a ser revitalizada. Exemplo disso são os outros prédios tradicionais que voltaram à moda, como é o caso da Biblioteca Nacional, do Teatro Municipal, da Casa França-Brasil e do Espaço Cultural dos Correios. O trajeto completo começa no Pão de Açúcar e termina em São Conrado. Tipo de ônibus com janelas vazadas, a jardineira anda vagarosamente pela avenida, passando por Ipanema e pelo Leblon na direção da sinuosa Av. Niemeyer, até chegar a São Conrado. Nos dias de calor escaldante, a opção mais confortável são os microônibus, com ar-condicionado, que fazem o trajeto entre a Barra da Tijuca e os bairros da Zona Sul. Mais informações (021) 252-4067.

Ver o pôr-do-sol no Rio de Janeiro? Na Pedra do Arpoador, sem discussão. É um mirante natural, sossegado e seguro (sempre vigiado pelos patrulheiros do Parque Espaço do Arpoador). Se você prefere curtir as cores do anoitecer mais agitadamente, pode apostar no próprio calçadão de Ipanema. Aos mais sedentos, são inúmeros os bares da orla. Essa marca dos áureos tempos do Rio, dos tempos de agitação política de capital federal, nos dá a melhor vista em movimento da Baía da Guanabara: são 1 400 metros percorridos em seis minutos. Maravilhoso! O bondinho - na verdade, um teleférico -, para setenta pessoas, pára inicialmente no topo do Morro da Urca, onde há restaurante e lanchonete. O passeio é feito de terça a domingo, das 8h às 22h.

Diz a sabedoria popular que a melhor vista do Rio é a do mar. Acredite! Pegue uma embarcação e comprove in loco. Há passeios regulares nos fins de semana, com saídas às 10h30 e às 14h00, da Marina da Glória (20 reais). Os preços são da Captain’s Yacht Charters (267-6054), mas melhor ainda é negociar na própria Marina da Glória com os proprietários.

A idéia: quanto mais longe do Centro, mais garantido é conseguir um lugar confortável na areia. Por isso, aposte nas praias depois da Barra da Tijuca, que mantêm um quê rústico. A primeira na ordem geográfica é o Recreio dos Bandeirantes, uma enseada de águas calmas e limpas ao lado da Lagoa de Marapendi, em Área de Proteção Ambiental (APA), separada da Barra por uma grande pedra. Depois, vem o cenário predileto da Globo para as novelas, delícia dos surfistas: a Prainha.

 

   

Passagens aéreas, pacotes, viagens e turismo é com a STW Turismo