Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Ilhéus
 

Bahia Ilhéus

Principal cidade da Costa do Cacau, Ilhéus revela belezas raras: areias brancas, rodeadas por extensos coqueirais e cercadas por um mar azul esverdeado. Ao longo da orla central, os inúmeros ilhéus fluviais e marítimos justificam o nome da cidade. A baía é ótima para a prática de esportes náuticos, como windsurfe, laser, hobby-cat e caiaques. Rios, lagoas e cachoeiras permeiam a Mata Atlântica preservada, habitat de espécies raras como o mico-leão-dourado, tornando ainda mais bela essa cidade marcada pelos anos áureos da cultura do cacau. A história da cidade se confunde com a própria história da economia brasileira no século XIV, quando a matéria-prima do chocolate liderava as exportações do País. 

A cidade de Ilhéus abrigava o principal porto de escoamento da produção e fervilhava de pessoas, dinheiro, luxo e riqueza. O intenso intercâmbio com a Europa transformou a cidade em um verdadeiro caldeirão cultural, retratado pela prosa do célebre escritor Jorge Amado em seus vários romances, traduzidos para diversas línguas. Toda a opulência dos anos majestosos do “ouro negro” ainda hoje é percebida na arquitetura local, com suas ruas e praças de paralelepípedo, casarões e bares, como o Vesúvio, cenário do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, onde, outrora, coronéis e intelectuais se reuniam. As belezas naturais e a magia de São Jorge dos Ilhéus, como era inicialmente chamado, foram ingredientes fundamentais para consolidar o principal pólo turístico da Costa do Cacau e o terceiro da Bahia – depois de Salvador e Porto Seguro. 

Atualmente, a cidade recebe por ano uma média de 220 mil visitantes, contando com excelente infra-estrutura de apoio, dezenas de hotéis e pousadas, um moderno aeroporto e o Porto Internacional do Malhado, que avança majestoso pelo mar aberto, como um grande braço de pedra com quase 1,5km de extensão.

Praias

Do Norte Mesclando uma faixa de coqueiros com rica vegetação de Mata Atlântica nativa, a praia tem o Rio Almada correndo em paralelo por muitos quilômetros. Possui cabanas padronizadas e uma extensa ciclovia. Boa para banho, caminhadas, surfe e pesca.

São Miguel (da Barra) Uma bela praia, com vasto coqueiral, areias claras e águas tranqüilas. A infra-estrutura inclui barracas e pousadas situadas na vila local de pescadores.

Da Avenida Com localização central, seus principais atrativos estão em sua orla, onde foram construídas quadras poli-esportivas, ciclovia, concha acústica, o circo Folias da Gabriela e o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Do Cristo Como seu próprio nome pressupõe, nela há uma estátua do Cristo Redentor bastante procurada para visitação. Suas águas são recomendadas para algumas práticas esportivas, como passeios de caiaque, jet-ski e hobby-cat.

Da Concha Uma praia com pequenas dimensões, que abrange apenas 100 metros de extensão. Dela se tem uma boa vista da Baía do Pontal e da Praia da Avenida. Situada na base do Morro do Pernambuco, ainda mantém focos da vegetação nativa mesclada a muitos coqueiros. Suas águas são calmas e apropriadas para banho.

Do Sul Marcada por um denso coqueiral e resquícios de Mata Atlântica, esta praia urbana é uma das mais freqüentadas da cidade. Em toda a sua extensão é grande o número de barracas especializadas em comidas típicas. Na água, trechos de arrecifes e piscinas naturais com fundo de areia são procurados para mergulhos e surfe.

Dos Milionários O nome se deve ao fato de antigamente ser freqüentada pelos ricos coronéis do cacau. Hoje, é a mais procurada do litoral sul por banhistas e turistas, apresentando uma extensa faixa de areia margeada por um coqueiral. Sua infra-estrutura inclui uma área para acampamento, várias cabanas padronizadas, chuveiros e sanitários.

Cururupe Praia rica em manguezais, possui também cabanas e caiaques para aluguel. Tem um grande significado histórico, visto que foi palco de uma batalha em 1559 que quase dizimou a aldeia dos índios tupiniquins.

Back Door Primeira praia do distrito de Olivença, Back Door é caracterizada por suas grandes ondas. Em virtude disso tornou-se sede dos mais importantes campeonatos de surfe realizados no estado da Bahia.

Batuba Sua paisagem mistura um vasto coqueiral e muitos arrecifes. É muito freqüentada, principalmente por surfistas, que não dispensam suas boas ondas. No local há vários restaurantes especializados em frutos do mar e uma boa área para acampamento, com adequada infra-estrutura.

Cai N’água (Milagres) Com barracas bem equipadas, águas límpidas e tranqüilas em muitos pontos, a praia é perfeita para famílias. Situada dentro do povoado de mesmo nome, conta também com inúmeras casas para veraneio.

Canabrava Uma das praias prediletas pelos veranistas, possui inúmeras casas e chalés para aluguel. Sua paisagem mistura coqueirais, recifes de corais e grandes empreendimentos turísticos (resorts).

Acuípe Possui uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com um belo coqueiral. Em Acuípe, vários hotéis e pousadas estão instalados, oferecendo ao visitante ótima infra-estrutura. A praia é boa para caminhadas, banho de mar e pesca de molinete.

Museu Casa de Cultura Jorge Amado

O terreno foi comprado pelo coronel João Amado, pai do famoso escritor Jorge Amado. Lá, ele ergueu o belo casarão, com grandes salões ornamentados em jacarandá e mármore de Carrara. Construída no início da década de 1920 e inaugurada em 1926, a casa foi residência do célebre escritor, que ali passou parte da sua vida. Ali já funcionaram o Clube dos Bancários e a Faculdade de Direito de Ilhéus. Hoje o local abriga a Fundação Cultural de Ilhéus e a Casa de Jorge Amado, uma casa de cultura que homenageia o escritor e tem como principal objetivo fazer progredir a cultura local.

Igreja São Jorge de Ilhéus Construção do final do século XVII, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia – IPAC/BA.

Museu de Arte Sacra Funciona ao lado da Igreja São Jorge de Ilhéus. Guarda uma imagem secular de São Jorge, documentos sacros, valiosas peças dos séculos XVI, XVII e XVIII e um painel da história de Ilhéus. O museu é mantido pela Cúria Metropolitana.

O Bar Vesúvio tem sido um dos pontos mais visitados da cidade desde a sua criação, no final da década de 1920, quando era freqüentado por fazendeiros que cultivavam cacau e lá iam para contar suas estórias e conquistas. É grande o número de turistas que passa por ali para conhecer e experimentar o famoso “quibe do Nacib”.

A 19km da Reserva Biológica de Una, passando pelas belas praias do litoral sul de Ilhéus, o Ecoparque de Una começa em meio a um seringal onde se pode observar a extração artesanal da borracha. Trilhas em seu interior levam até uma passarela suspensa cerca de 20 metros na copa das árvores, com uma vista privilegiada da Mata Atlântica. Durante o passeio, é muito comum a “visita” dos simpáticos micos-leões-dourados. O prêmio final é um banho refrescante nas águas do Rio Maruim. É necessário programar antecipadamente a visita com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Com uma imensa variedade de espécies da Mata Atlântica, o Parque Mata da Esperança – hoje, Jardim Botânico – representa um ponto de resistência e preservação da fauna e flora nativas da região. De bicicleta ou a pé, o visitante pode percorrer trilhas contemplando as maravilhas ali guardadas, como o mico-leão-da-cara-dourada.

Por volta do século XVI, funcionou nessa área do Jardim Botânico o Engenho da Esperança. Vale a pena conferir as ruínas e as histórias sobre o passado do lugar. É fundamental a companhia de um guia para orientar as caminhadas. No centro da cidade estão disponíveis bicicletas para locação. Com elas, a duração do passeio cai de 3h a pé, para apenas 1h.

Centro de Recuperação do Bicho-Preguiça Está localizado dentro da área de Mata Atlântica, no Centro Educativo da Natureza. Este centro, que tem como finalidade recuperar e reintroduzir o bicho-preguiça em seu habitat, ganhou o Prêmio Natureza de 1998. Os animais do Centro de Recuperação fascinam os visitantes pela semelhança com bichinhos de pelúcia e por sua docilidade no convívio com os humanos. Durante os passeios, que duram em média 4h, podem ser vistas outras espécies de animais e plantas oriundas da Mata Atlântica. Para conhecer o Centro, o turista deve programar a visita com antecedência por telefone.

A cidade de Ilhéus conta com excelente infra-estrutura hoteleira, oferecendo desde simples pousadas aos mais sofisticados hotéis. Na área gastronômica, a abundância de opções se repete. Ali há restaurantes para todos os gostos, inclusive os especializados na cozinha baiana. 

O clima da região é o tropical quente e úmido. A temperatura média anual fica em torno dos 24ºC, com máxima média de 29ºC e mínima de 19ºC. Dados da cidade Ilhéus

Distâncias Itabuna: 36km Salvador: 458km