Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Fernando de Noronha
 
Pernambuco Fernando de Noronha

Repleta de praias paradisíacas, flora e fauna riquíssimas e paisagens sem igual, Fernando de Noronha está no topo da lista dos locais mais visitados e admirados por turistas do Brasil e de todo o mundo. As boas condições ambientais do arquipélago atraíram a atenção de ambientalistas de todo o planeta, fazendo com que o local recebesse o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco, em 2002.

O Arquipélago foi descrito pela primeira vez em meados de 1503, por Américo Vespúcio. Foi invadido por franceses e holandeses, e os portugueses, enfim, tomaram posse. Vários sítios históricos guardam resquícios dos últimos colonizadores: Vila dos Remédios, Vila da Quixaba, Parque de Sant'Ana e as ruínas dos Fortes de São Pedro do Boldró, de Sto. Antônio, de N.Sª da Conceição.

Com 21 ilhas, Fernando de Noronha ocupa uma área de 26 km². A ilha principal, de mesmo nome, é a única habitada, e a maior de todas - possui 17 km². Parte dela é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, considerado Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1988, com cerca de 8 km².

O objetivo deste parque é proteger fauna, flora e demais recursos naturais. Nele estão incluídas todas as ilhas secundárias. Sua extensão total é de 112,7 km², e o perímetro, de 60 km. Possui cinco trilhas definidas que podem ser visitadas com autorização prévia do IBAMA.

No Arquipélago vive uma população de aproximadamente 2.100 habitantes. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado entre homem e natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.

Noronha conta com uma boa infra-estrutura para atender o turista: agência bancária, delegacia, correios, informações turísticas, hospital, acesso a Internet, polícia militar, porto, informações meteorológicas, hotéis e pousadas. Em algumas das estadas, você convive diretamente com os habitantes locais, que transformaram suas casas simples em hospedarias familiares ou em charmosas pousadas. Flora

A vegetação predominante em Fernando de Noronha é composta por espécies típicas do agreste nordestino, que perdem sua folhagem na estação seca. Em geral, apresenta árvores nas áreas mais elevadas e arbustos nas superfícies mais planas. No período de março a julho, a vegetação fica mais exuberante, porém a possibilidade de chuvas aumenta consideravelmente. Fauna

Em Fernando de Noronha há inúmeras piscinas naturais que permitem o contato direto com a variada e exótica fauna marinha do local. As águas das ilhas estão repletas de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais, entre eles o mais abundante no arquipélago, o Montastrea cavernosa.

No mirante da Baía dos Golfinhos, os golfinhos-rotadores podem ser observados em seu ambiente natural. Um dos espetáculos mais bonitos da ilha acontece diariamente, ao nascer do sol, quando grupos de golfinhos se deslocam para o interior da baía, uma área de águas calmas e protegidas.

As tartarugas marinhas também são observadas a partir de novembro, agrupadas na superfície da água, quando os machos adultos disputam as fêmeas, dando início ao período de reprodução dessa espécie no arquipélago. O Centro Nacional de Conservação e Manejo das Tartarugas Marinhas - mais conhecido como Projeto TAMAR/IBAMA - zela desde 1984 pelas fêmeas, ovos e ambientes de reprodução e avalia as suas populações. Esses animais são protegidos por Decreto-Lei que estabelece a proibição da captura, da pesca e do molestamento de todas as espécies de quelônios em águas brasileiras.

O arquipélago conta ainda com espécies endêmicas, animais trazidos pelo homem e, também, animais migratórios.

FotosGolfinhos - Fernando de Noronha - Pernambuco - Golfinhos - Fernando de Noronha - Pernambuco

Natureza - Fernando de Noronha - Pernambuco - Arquitetura, Natureza - Fernando de Noronha - Pernambuco

Praia - Fernando de Noronha - Pernambuco - Praia - Fernando de Noronha - Pernambuco

Veja mais

Informação básica Clima

O clima de Noronha é tropical com calor o ano inteiro. A temperatura média é de 28º C. Existem duas estações bem definidas: seca (de setembro a março) e chuvosa (de abril a agosto). As chuvas, em geral de pouca duração, são intercaladas pelo aparecimento do sol.

É bom lembrar também que os visitantes têm de pagar uma taxa de preservação ambiental à administração local - referente aos dias de estada na ilha. Crianças menores de cinco anos não pagam. Dados da cidade Fernando de Noronha

Estado: Pernambuco

Região: Nordeste

População: 2.163 habitantes

DDD: (081)

Distâncias

Recife: 540km (1h40 de avião)

Natal: 350km (1h10 de avião) Hospedagem / Restaurantes Há cerca de 70 pequenas pousadas, classificadas de acordo com o conforto que oferecem. Muitas são antigas casas de moradores, adaptadas para receber os hóspedes. Oferecem apartamentos equipados com frigobar, TV e ar-condicionado.

Na área da gastronomia, peixes e frutos do mar são os principais ingredientes dos pratos servidos nos restaurantes simples e aconchegantes de Fernando de Noronha. Uma especialidade local é o tubalhau - famoso bolinho preparado com carne de turbarão.

Visite o site oficial de Fernando de Noronha para obter mais informações sobre os estabelecimentos locais: www.noronha.pe.gov.br Como chegar Via Aérea: saindo de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e de Recife, capital do Estado de Pernambuco, saem vôos diários para Fernando de Noronha. Pacotes de viagem são organizados por agências de turismo de todo o País. Outra opção interessante é embarcar num dos cruzeiros pela costa brasileira – entre outubro e fevereiro – onde a visita à ilha está sempre presente nos roteiros. Serviços Informações turísticas

Tel: +55 (81) 3619-1352

Aeroporto em Fernando de Noronha

Tel: +55 (81) 3619-1311

Aeroporto Internacional Augusto Severo (Natal)

Tel: +55 (84) 3643-1087

Aeroporto dos Gurarapes (Recife)

Tel: +55 (81) 3464-4370

Agências bancárias

A cidade possui apenas uma agência bancária, com caixa interligado à Rede 24 horas.

Telefonia

O sistema de telefonia da ilha está interligado à rede nacional, possibilitando ligações interurbanas nacionais e internacionais.

Locação de veículos

Bugres, motocicletas e bicicletas.

Agências de turismo

Há operadoras de mergulho e guias de turismo locais. Links relacionados Site Oficial de Fernando de Noronha

www.noronha.pe.gov.br

Empetur – Empresa Pernambucana de Turismo

www.empetur.com.br Atrações Mergulho em Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho. Suas águas cristalinas, com visibilidade de até 50 metros abrigam peixes, raias, tubarões, tartarugas, moréias, barracudas, golfinhos, esponjas e algas, além das formações rochosas, recifes de corais e naufrágios.

Mesmo quem não tem prática de mergulho pode experimentar a sensação de ver a fauna marinha em seu hábitat. Na beira das praias de Atalaia e Baía do Sancho e nos aquários naturais formados pelas pedras da Baía dos Porcos, é possível ver diversos peixinhos coloridos.

O preço dos mergulhos varia de acordo com a época do ano. É cobrada também uma taxa obrigatória do IBAMA. As operadoras de mergulho instaladas na ilha fornecem o transporte e os equipamentos necessários. Para mergulhadores credenciados, as operadoras oferecem cursos variados, mediante reserva antecipada.

 

Principais pontos de mergulho

Naufrágios

A 64m de profundidade, a corveta Ipiranga é considerada o naufrágio mais conservado do Brasil. O navio grego Eliane Estatatus fica na Baía de Sto. Antônio, junto ao porto, a 8 metros de profundidade. Por estar próximo à orla, é possível chegar ao local nadando.

Laje dois Irmãos

Fica junto aos rochedos Dois Irmãos, em frente à Baía dos Porcos. O mergulho pode ficar entre 8 e 15 metros.

Cabeço do Sapata

Paredão que chega a 40 metros de profundidade.

Iuais

Laje a 23 metros de profundidade.

Pedras Secas

Conjunto de rochas que vão da superfície a 15 metros de profundidade. Oferecem excelente visibilidade.

Ilha do Frade

Até 20 metros de profundidade. Fica em frente à praia de Atalaia.

Ilha do Meio

Tocas e cavernas a 15 metros.

Pontal do Norte

Grande rochedo que chega a 42 metros de profundidade.

 

Surfe

Ondas de dois metros com picos de até cinco metros de altura, como os da Laje da Cacimba, Boldró, Ruro e Abrás, são procuradas por surfistas do mundo todo, principalmente entre os meses de novembro e abril. Algumas etapas do Campeonato Nacional de Surfe são realizadas em Fernando de Noronha.

 

Praias

O mais sensacional de Fernando de Noronha é que todas as suas praias são muito bonitas e também preservadas. Têm mar azul esverdeado e águas incrivelmente transparentes. Em algumas delas há, ainda, impressionantes formações rochosas. Conheça a seguir as principais.

No mar de fora

Praia do Leão

É uma das praias mais bonitas do Brasil. Tem uma pedra que lembra um leão-marinho, daí o seu nome. Logo em frente fica a pedra da Viuvinha, uma ilhota repleta de ninhos de aves. Quando as ondas batem em algumas formações rochosas, forma-se um esguicho. É também o principal ponto de desova de tartarugas marinhas e, por isso, fica fechada à visitação durante alguns meses do ano, do final da tarde à manhã do dia seguinte, de janeiro a junho.

Baía Sueste

Apresenta uma característica rara em ilhas oceânicas: a presença de mangue. O mar tem poucas ondas. No lado esquerdo da praia ficam as ruínas do Forte de São Joaquim de Sueste.

Atalaia

Os recifes formam aquários naturais com intensa vida marinha. O acesso à praia é limitado a um pequeno número de pessoas por dia. É preciso retirar licença no Centro de Visitantes do Parque Nacional.

Buraco da Raquel

Piscinas naturais nas rochas. É um local de pura contemplação. Não são permitidos banhos.

 

No mar de dentro

Baía de Santo Antônio

Forma um porto natural, onde ancoram pequenas embarcações, inclusive as utilizadas em passeios turísticos. No local, há um navio naufragado, o que atrai muitos mergulhadores.

Praia do Cachorro

Fica junto à Fortaleza dos Remédios. Possui recifes e as ondas são fracas.

Praia da Conceição

É muito procurada para o surfe durante a maré alta. Com a maré baixa, o mar é calmo e adequado para banhos. Extensa, é um bom local para quem gosta de fazer caminhadas na areia.

Praia do Boldró

Também tem boas ondas para o surfe na maré alta. Na falésia estão as ruínas do Forte São Pedro do Boldró, que servem de mirante.

Cacimba do Padre

Uma das maiores praias da ilha, tem cerca de 1 km de extensão. Durante o verão apresenta ótimas ondas para surfe, que chegam a 5m de altura. É cercada por mata nativa.

Baía dos Porcos

Muitos rochedos e pouca extensão de areia. Os aquários naturais com peixes coloridos são a grande atração. Mas o mergulho é proibido. Em frente, ficam as duas grandes rochas chamadas de Dois Irmãos. A parte alta, onde estão as ruínas do Forte São João Batista, proporciona uma bonita vista do mar azul-turquesa pontilhado pelos rochedos escuros. Esse cenário singular faz com que a Baía dos Porcos seja considerada por alguns como a praia mais bonita do Brasil. O acesso a ela é feito por trilha.

Baía do Sancho

Em termos de beleza, compete com a vizinha, a Baía dos Porcos. É excelente para a prática de mergulho livre, pois apresenta boa visibilidade e diversidade de fauna marinha a pouca profundidade. Da falésia, tem-se uma das mais incríveis vistas de Fernando de Noronha. Lá também é local de desova de tartarugas-marinhas, e há restrições de horários às visitas, de janeiro a junho, do final da tarde à manhã do dia seguinte.

Passeio de barco

É a atração preferida dos turistas. As embarcações navegam pelo Mar de Dentro, oferecendo uma visão incrível das praias de Fernando de Noronha e das ilhotas ao redor. Com sorte, é possível ver golfinhos nadando ao lado do barco. Na Baía do Sancho é feita uma parada para mergulho livre.

Passeio de bugre

O veículo mais utilizado em Fernando de Noronha são os bugres sem capota. São usados como táxi ou para passeios pela ilha. Os motoristas, em geral nativos, podem servir como guias e levar o visitante aos locais mais bonitos e aos recantos menos conhecidos.

Observação de golfinhos

Os golfinhos-rotadores podem ser vistos do mirante que dá para a Baía dos Golfinhos. Nesse local, eles se alimentam e procriam. O melhor horário para observação é durante as primeiras horas do dia.