Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Caravelas
 

Bahia Caravelas

Fundada pelo navegador italiano Américo Vespúcio, a pequena Caravelas se tornou importante durante o ciclo da mineração, sendo importante escoadouro da produção aurífera do estado de Minas Gerais. Hoje, a cidade ainda guarda as marcas dessa época, com suas construções históricas e a tranqüilidade de uma vila. No Centro Histórico, a beleza fica por conta das igrejas construídas nos estilos barroco português e espanhol e das casas com fachadas revestidas em azulejos Macau do século XIX. Caravelas se destaca entre os destinos do sul do estado da Bahia com suas belas praias, extensos manguezais, rios navegáveis e também por ser um dos portões de acesso ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o primeiro Parque Nacional Marinho da América do Sul. Distante 70km da costa, o arquipélago de Abrolhos é formado pelos recifes de coral do Parcel de Abrolhos e pelas ilhas Redonda, Guarita, Sueste, Recife dos Timbebas e Siriba, a única onde o desembarque é permitido. O acesso às ilhas pode ser feito somente em barcos, escunas ou lanchas credenciadas e o trajeto leva de 2 horas e meia a 4 horas. 

Quem conhece as águas que cercam as ilhas se encanta com a diversidade de cores e espécies marinhas, que podem ser observadas com grande nitidez. Em determinados lugares, a visibilidade na água chega a 20 metros entre os meses de dezembro e março. Nas cavidades das cavernas da ilha Siriba podem ser vistas as moréias-verdes, os peixes-cofres, os peixes-frades e os colorido frades-reais. Entre as ilhas Siriba e Redonda é possível conhecer cardumes de peixes-cirurgiões e enormes badejos-quadrados. As aves também estão presentes em todas as ilhas. 

Outra grande atração em Abrolhos pode ser vista todos os anos, de julho a novembro. Nessa época, a região recebe a visita das baleias jubarte, que saem da Antártida em busca de águas mornas para procriarem. De acordo com estudos feitos pelos pesquisadores do Projeto Baleia-Jubarte, os animais são catalogados e muitos já estiveram no arquipélago por mais de uma vez. A visita das baleias é inesquecível. Apesar do tamanho –chegam a medir até 16 metros e pesar 40 toneladas - as jubartes são dóceis. Em suas aparições, costumam abanar as enormes caudas e ‘cantar’.

Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Localizado a 70km do litoral baiano, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos é formado por cinco belíssimas ilhas, refúgios de pássaros e espécies marinhas de rara beleza. No fundo de suas águas transparentes encontra-se a principal formação de corais do Atlântico Sul, com exemplares que chegam a 30 metros de altura e 50 metros de diâmetro. Cavernas submersas escondem peixes de diversas espécies e de um colorido indescritível. Os passeios de barco até o arquipélago podem ser feitos somente com o acompanhamento de funcionários e guias do Parque. O desembarque é permitido apenas na ilha Siriba. De dezembro a março, a visibilidade para mergulhos chega a 20 metros. E entre os meses de julho e novembro, é possível observar a beleza das baleias-jubartes, que deixam a Antártida em busca das águas mornas da região para se procriarem.

Ilha Pontal do Sul

Praticamente deserta, tem águas límpidas, areias brancas e muita tranqüilidade. Localizada às margens do Rio Caravelas, a ilha conta também com uma pequena restinga.

Capela de Santa Efigênia

Construída por escravos no século VXIII, tem alicerces de pedra, tijolos maciços e massa forte com óleo de baleia. Foca na Praça Teófilo Otoni, em Caravelas.

Catedral Santo Antônio

Inaugurada em 1750, a igreja é formada por nave e capela-mor, duas sacristias, corredores laterais, uma capela lateral e uma torre, com terminação em cúpula revestida de azulejos brancos. O interior é decorado em estilo rococó.

Ponta de Areia

É um dos lugares que mais chamam a atenção em Caravelas. A antiga vila de pescadores reserva belas praias e um rico casario colonial. Destaque para a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, localizada à margem esquerda do Rio Caravelas e cercada por bromélias. As águas calmas do rio são ideais para pesca e passeios de barco.

Praias

Da Barra de Caravelas

Localizada no povoado de mesmo nome, possui águas tranqüilas, indicadas para a prática de esportes náuticos. No local, o visitante pode conhecer também a histórica Igreja da Conceição.

Da Barra Nova

Perfeita para o banho, essa praia é considerada uma das mais preservadas da região. Ao norte, fica a sua parte mais bonita - a Ponta do Catoeiro.

Da Ponta da Baleia

Localizada já na divisa com o município de Alcobaça, possui pequenas ondas e grandes fazendas de gado nos arredores. O banho na praia é indicado durante a baixa da maré.

De Aracaré

Diferentemente de Ponta da Baleia, em Aracaré o banho deve ser usufruído na maré alta, quando o mar ultrapassa os limites do Canal de Caravelas e avança sobre as areias da praia. É indicada para a pesca de siri, robalo e pescada.

De Grauçá

Grandes amendoeiras enfeitam o povoado de Graucá, onde se localiza a praia com o mesmo nome. Quem a visita pode desfrutar águas tranqüilas e muita sombra. Vale também conhecer o Museu da Baleia, onde podem ser vistas ossadas e um vasto acervo sobre os animais.

De Iemanjá

Perfeita para os praticantes de surfe e windsurfe. Mar aberto e ondas fortes compõem o ambiente, juntamente com extensos coqueirais.

Do Quitongo

A beleza dessa praia está no encontro das águas do rio com as do mar, nos mangues e na mata nativa que emoldura a região. Durante a maré cheia, a praia é ideal para a prática de windsurfe e outros esportes náuticos.

A cidade possui boas opções de hospedagem. Alguns hotéis e pousadas possuem piscinas, quadras de esporte, salas de ginástica e oferecem passeios até Abrolhos. A maioria dos estabelecimentos só serve jantar em alta temporada. As opções de restaurantes e bares na cidade são poucas, mas de qualidade. Para saber mais sobre os estabelecimentos locais, visite:

Como chegar Via Aérea: O aeroporto mais próximo fica em Porto Seguro, localizado a 264km. Em Porto Seguro chegam vôos diários de diversas partes do país.

Via Rodoviária: De carro, o trajeto até Caravelas pode ser feito a partir de Salvador, que está a 856km, pelas rodovias BR- 324 e BR-101. Da capital também partem ônibus regularmente para Caravelas.

O clima em Caravelas é quente e úmido e a temperatura média anual é de 25°C. Dados da cidade Caravelas

Distâncias Salvador: 856km