Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Caldas Novas
 

Goiás Caldas Novas

Diz a tradição que um dos grupos exploratórios da bandeira de Bartolomeu Bueno, na rota que seguiu entre o sítio do Catalão e as margens da Lagoa Feia, localizou as águas quentes pela primeira vez. Segundo Juca de Godoy, o grupo designado para explorar o maciço tocou pela esquerda do rio Corumbá na direção Norte, tendo cruzado o rio abaixo da barra do Pirapitinga. O lugar ainda hoje tem o nome de Porto do Fundão, dado por eles por causa da furna em que o rio corre. Enquanto tentavam achar ouro na costa ocidental da serra, os bandeirantes encontraram as fontes, que formavam um ribeirão repleto de cachoeiras e em cujas margens assentaram seu primeiro arranchamento. O local é muito próximo de onde está estabelecida hoje a Pousada do Rio Quente. A descoberta estimulou novas explorações no leito dos córregos. Não demorou muito e a planície revelou outras fontes termais, menos abundantes, mas de temperatura mais alta. E para diferenciar os dois sítios, o da encosta da Serra e o da planície, deram-lhes os nomes de Caldas Velhas e Caldas Novas. Por volta do ano de 1770, o minerador Martinho Coelho de Siqueira tomou conhecimento do ouro encontrado nas encostas da Serra, no local que ficara conhecido como as Águas Santas de Santa Cruz. Ele deixou Santa Luzia (hoje Luziânia) e se transferiu para o local com parentes, agregados, escravos e tudo o que tinha.

Um dos mais importantes pólos turísticos do Estado de Goiás, juntamente com o Município de Rio Quente, Caldas Novas conta com excelente infra-estrutura hoteleira, dotados de piscinas termais com propriedades terapêuticas que variam de 37ºC a 58ºC de temperatura, toboáguas, lagos e cascatas, seus maiores atrativos. Suas fontes de água quente, jorrando mais de 100.00 litros/hora situadas na encosta da Serra de Caldas. Atraem pesquisadores de várias partes do planeta que acham que as águas provêm de um extinto vulcão. É o maior manancial hidrotermal do mundo e o segundo maior mercado imobiliário de Goiás.

O clima é quente e úmido, com chuvas de verão, a Temperatura Média é de 24º C

Como principal destino turístico do Estado, Caldas Novas recebe milhares de turistas todos os fins de semana e o número cresce, preenchendo também os dias úteis, nas temporadas dezembro-fevereiro e de julho. Por ano são um milhão e meio de turistas.

Em Caldas Novas é muito comum encontras pessoas de outros estados brasileiros e de outros países. São encontrados com mais frequências alemães, americanos, japoneses e turistas sul-americano.

Suas águas quentes, com temperatura que variam de 35oC a 45oC ricas em Azoto, Ácido Carbônico, Ácido Clorídrico, Ácido Cílico, Potássio, Sódio, Cálcio e Magnésio, sem sabor nem odor, constituem-se na sua maior fonte de renda.

Pontos Turísticos

Cascatinha da Água Fria: Localizada no sopé da Serra de Caldas, próximo da cidade, é uma pequena cascata de águas frias formando uma piscina natural. O acesso é em terra a partir da estrada que vai para Araguari.

Cachoeira do Salto: Localizada no Rio Corumbá.

Parque Ecológico Estadual da Serra de Caldas: Situado entre Caldas Novas e Rio Quente, é uma formação rochosa com o topo em formato eliptico e perfeitamente plano, considerada como a cratera de um vulcão extinto. Criado em 1974 e administrado pela FEMAGO (Fundação Estadual do Meio Ambiente de Goiás). É uma enorme chapada oval, com 12 Km de comprimento por 3 Km de largura. Está 1045m acima do nível da cidade. Na entrada do Parque existe a Pedra do Mirante. É um local que abriga várias espécie de plantas e animais, alguns em vias de extinção, como o tatu canastra, tamanduá bandeira, veado galheiro, urubu-rei, araras, tucanos, curicacão, etc. Proibido a caça e coleta de plantas. Excelente para caminhada ecológica e conhecer plantas e animais regionais.

Casarão Goiano: Estrutura de adobe e aroeira, construído nos anos 1906

Lagoa Quente de Pirapitinga: Distante 7 km da cidade (acesso em terra) pela Rod. Caldas Novas Pires do Rio. É o local onde brotam as águas de maior temperatura da região: 51 graus Celsius. Possui área de camping com piscinas de água quente e sauna.

Complexo Turístico da Pousada do Rio Quente: Localiza-se no município de Rio Quente e dista 27 km de Caldas Novas, com acesso em asfalto pela estrada que vai para Morrinhos.

Lagoa de Corumba: O lago de Curumbá, que abastece a Usina Hidroelétrica Corumbá em Setembro de 1996. O lago artificial é alimentado pelos rios Pirapitanga, peixe, Piracanjuba e São Bartolomeu. A parte mais profunda do lago de Corumbá está próxima à barragem e atinge 90 metros. O perímetro do lago de Corumbá é bastante recortado. Para circular todo lago, uma pessoa teria de andar mais de 100 Km. Atualmente, após o represamento do Rio Corumbá, o Lago tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados em Caldas Novas. Com uma extensão de 65 Km², proporciona aos seus visitantes, a prática de vários esportes aquáticos com jet-ski, lanchas, wind surf, entre outros.Localizado à 10 Km do Centro.