Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Brasília
 

Distrito Federal Brasília

Brasília fica no Distrito Federal, na região central do Brasil - verdadeiro coração do País -, dentro do Estado de Goiás. E não foi formada ao acaso. Destaca-se, em todo o mundo, pela aplicação dos princípios da Carta de Atenas, de 1943 - integrada a uma estratégia de desenvolvimento e auto-afirmação nacional.

A capital do Brasil é a única cidade do mundo - construída no século XX –considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 1960, surpreende até os mais experientes viajantes.

Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado por Lúcio Costa. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião – muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas –, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse.

O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua idéia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no século XX.

Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx que se integram à arquitetura, conferindo à cidade uma paisagem única.

Palco de manifestações políticas, shows de rock e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 90 embaixadas, numerosos restaurantes e uma enorme estrutura pronta para abrigar eventos de todos os tipos. Diante disso, um dos destaques da cidade é o turismo de negócios, que cresce a cada dia, lotando as dezenas de hotéis espalhados pela capital federal.

Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão-de-obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo. Conheça Brasília você também. Quem vem, vira fã.

Catedral Metropolitana de Brasília Projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1970. Tem formato circular e é constituída por 16 pilares curvos entremeados por belíssimos vitrais, criados por Marianne Peretti – sua disposição garante iluminação natural à nave, que fica abaixo do nível do solo. Em volta da igreja podem ser vistas esculturas de Alfredo Ceschiatti – os quatro evangelistas – e no interior, os anjos suspensos. Há ainda pinturas de Di Cavalcanti, representando os passos da Paixão de Cristo, e telas de Athos Bulcão. A Catedral fica no Eixo Monumental, no início da Esplanada dos Ministérios. Abre diariamente das 8h às 19h30. Informações: +55 (61) 3224-4073. A visitação fica suspensa durante os horários de missa.

Santuário Dom Bosco É cercado por arcos de 16 metros de altura que sustentam imensos vitrais com várias tonalidades de azul. Entremeados por pontos mais claros, dão a impressão de céu estrelado e de mudar de lugar conforme a posição do sol. O lustre central contém 7.400 copos de vidro Murano. O Santuário foi inaugurado em 1963 e fica na Avenida W3 sul, quadra 702. Informações: +55 (61) 3223-6542. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 7h à 19h. No domingo, das 7h às 12h e das 15h às 20h.

Templo da Legião da Boa Vontade Aberto 24 horas, a construção em forma de pirâmide tem o piso decorado com espirais em granito. No topo do templo, uma pedra de cristal de 40 cm e 21 kg confere energia positiva ao local, segundo os idealizadores da obra. Há ainda uma Sala Egípcia, uma galeria de arte e uma loja de suvenires. Localiza-se no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS), quadra 915. Informações: +55 (61) 3245-1070.

Museu de Valores do Banco Central Exposição permanente de moedas e cédulas nacionais e estrangeiras. Tem também uma exposição sobre extração de ouro que exibe a maior pepita encontrada no Brasil, com 62 kg. O Museu fica no Edifício Sede do Banco Central – Setor Bancário Sul (SBS), quadra 3, bloco B. Informações: +55 (61) 3414-2093. Abre para visitação de terça a sexta-feira das 10h às 17h30 e aos sábados, das 14h às 18h.

Memorial JK Em destaque no Eixo Monumental, é uma homenagem ao idealizador e fundador de Brasília, o Presidente Juscelino Kubitschek. Nos salões encontram-se o museu – com fotos, documentos e objetos referentes à vida de JK - e a Câmara Mortuária, com o túmulo do ex-presidente. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Fica no Eixo Monumental, na Praça do Cruzeiro. Informações: +55 (61) 3225-9451.

Museu Nacional de Gemas Mostra permanente de pedras e cristais brasileiros. Fica no Salão Panorâmico da Torre de TV, no Eixo Monumental. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Informações: +55 (61) 3323-1881.

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Abriga exposições temporárias, mostras de arte e espetáculos teatrais e de dança. Também possui lanchonete, loja de suvenires e auditório, onde são promovidos debates sobre os mais diversos assuntos, rodas de leitura, entre outros eventos. Funciona de terça a domingo, das 12h às 21h. Fica no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 2, lote 22. Próximo à Ponte JK e à Academia de Tênis de Brasília. Informações: +55 (61) 3310-7087.

Museu da Imprensa O grande destaque desse museu é o prelo usado pelo famoso escritor brasileiro, Machado de Assis, que exerceu a profissão de gráfico na sua juventude. Há também exemplares do Diário Oficial em que foram publicadas a Lei Áurea e o Ato de Proclamação da República. Abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Fica no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 6, lote 800. Informações: +55 (61) 3441-9619.

Memorial dos Povos Indígenas Apresentas peças indígenas utilitárias – como cerâmicas, vasos e redes – e ritualísticas - cocares e colares – das tribos de todo o país. O museu recebe visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Fica no Eixo Monumental, na Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK. Informações: +55 (61) 3226-5206.

Parque da Cidade – Sarah Kubitschek Dentro dos limites do Plano Piloto fica o Parque da Cidade, com quatro milhões de metros quadrados. O paisagismo é de Burle Marx e os azulejos que ornamentam os sanitários espalhados por todo o Parque são de Athos Bulcão. Equipado com quadras de esporte, hípica, kartódromo, pistas de skate, playgrounds infantis, ciclovia e pista para caminhada e corrida, o Parque da cidade atrai centenas de brasilienses durante todos os dias e, principalmente, nos finais de semana. Sua entrada principal fica no Eixo Monumental Sul, mas há saídas secundárias que levam a outras partes da Asa Sul. Informações: +55 (61) 3325-1092.

Jardim Botânico de Brasília Foi fundado em março de 1985 e desde então passou por várias reformas para satisfazer seus originais requisitos filosóficos - ser uma mostra do cerrado -, e técnicos – tornar-se um espaço de pesquisa, educação ambiental e lazer para a população. Lá encontram-se, além da vegetação típica do cerrado, trilhas para caminhadas, um mirante, de onde se avista boa parte do parque, e um Centro de Visitantes, ponto de apoio e informação para quem deseja conhecer o Jardim. Há, ainda, jardins com plantas nativas e exóticas, todas identificadas com placas sinalizadoras e até mesmo áreas para piqueniques. Está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Fica no Setor de Mansões Dom Bosco, conjunto 12, Lago Sul – acesso pela estrada que leva à cidade de Unaí. Informações: +55 (61) 3366-2141. Na entrada, é cobrada uma taxa de ingresso por pessoa, mas o valor é simbólico.

Parque Nacional de Brasília Possui 30 mil hectares. É mais conhecido como Água Mineral – por causa de suas nascentes e piscinas de água corrente formadas a partir dos poços d’água que surgiram às margens do Córrego Acampamento. Além das piscinas naturais, há também duas trilhas para caminhada: a Trilha da Capivara, que tem 1,3 km de extensão e pode ser percorrida em 20 minutos; e a Trilha Cristal Água, que exige uma hora de caminhada por seu percurso de 5 km. Nos dias mais tranqüilos é possível observar a fauna local, como tatus, macacos e capivaras. O Parque pode ser visitado durante todo o ano, mas a melhor época é entre maio e outubro. Seu horário de funcionamento é das 8h às 16h, com cobrança de ingresso individual na entrada. Fica na Via EPIA BR-040, Setor Militar Urbano, 9 km. 

Parque da Chapada Imperia A 50 km de Brasília, a Chapada Imperial fica dentro de uma APA – Área de Proteção Ambiental. O passeio guiado é feito por trilhas e cachoeiras, com paradas para banho. Começa às 9h e termina às 17h30, incluindo transporte e almoço. É preciso reservar com antecedência, levar tênis, boné e protetor solar, além de um lanche leve para os intervalos, antes e depois do almoço. O acesso ao Parque se dá pela DF-220, por 50 km, 16 deles em estrada de terra. Fica aberto diariamente, das 8h às 18h. 

Jardim Zoológico de Brasília Ocupa uma área de 140 hectares, ao lado do Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, com 440 hectares, e do Parque das Aves, com 110 hectares, todos geridos pela Fundação Pólo Ecológico de Brasília (FunPEB), resultando numa área total de 690 hectares. Lá encontram-se aproximadamente 1.300 animais entre aves, répteis e mamíferos, num total de 253 espécies, destacando-se aqueles da fauna representativa da América do Sul - alguns sob ameaça de extinção. O passeio dentro do Zôo também pode ser feito de carro. O Zoológico não pretende ser um local para simples visitação, mas também de interação com a natureza, preservação das espécies, reprodução, pesquisa e educação ambiental. Além dos animais, a estrutura conta ainda com lanchonetes, teatro de arena, auditório, uma pequena biblioteca e ainda o Museu de Taxidermia, além de enormes e verdes gramados regados pelas sombras das árvores. O Zôo de Brasília funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso é cobrado por pessoa, ainda na entrada. 

Bay Park Parque aquático com seis toboáguas – entre eles, um aberto, com 20 m de altura, e outro fechado, com 35 m -, piscinas de ondas, rio artificial com correnteza e piscinas infantis. Fica no Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 2, conjunto 5. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. 

Vôo panorâmico de helicóptero Sobrevoa o Eixo Monumental a 140 m de altura, durante cerca de 10 minutos. Os helicópteros comportam três passageiros. O passeio pode ser feito diariamente, das 9h às 19h. Valor do passeio e outras informações: +55 (61) 3323-8777. A saídas acontecem ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental.

Passeio de barco pelo Lago Paranoá O passeio percorre o Lago por duas horas, passando pela Ponte JK, e exige um mínimo de 15 pessoas para sua saída – que acontece no Clube ASBAC. Pode ser feito aos sábados e domingos às 10h e às 14h. Valores, reservas e outras informações: +55 (61) 9982-1161.

Catetinho Primeira construção de Brasília, erguida em 1956, quando a capital ainda nem estava pronta – servia de residência oficial ao então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Lá podem ser observados móveis e objetos da época, utilizados nos primeiros passos de Brasília como capital federal. O acesso ao Catetinho fica na BR-040, sentido Belo Horizonte, próximo ao Country Clube de Brasília. Fica aberto à visitação diariamente, das 9h às 17h. Informações: +55 (61) 3338-8694.

Torre de Televisão Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura, é local de visita obrigatória na cidade. Lá de cima pode-se avistar boa parte do Plano Piloto, a partir de uma plataforma a 75 m do chão, que tem capacidade para 150 pessoas. No final da tarde, muitos visitantes sobem para admirar o belo pôr-do-sol de Brasília. Circundando a Torre está instalada a maior e mais tradicional feira de artesanato de Brasília. À sua frente encontra-se a escultura "Era Espacial" de Alexandre Wakenwith e, numa plataforma mais baixa, a 25 m de altura, fica o Museu de Gemas. A Torre de TV fica no Eixo Monumental. A Feira e o Mirante funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h45. Informações: +55 (61) 3325-5735.

Palácio da Alvorada Residência oficial do Presidente da República. No meio de um enorme jardim, fica o prédio conhecido por suas colunas de mármore branco que se tornaram símbolo de Brasília – projeto de Oscar Niemeyer. Primeira grande construção erguida na cidade, o Palácio da Alvorada foi inaugurado antes de Brasília ficar pronta, em 1958. A visitação é apenas externa. O acesso é feito pelo Setor de Hotéis e Turismo Norte. Informações: +55 (61) 3441-2317.

A Praça dos Três Poderes abriga alguns dos prédios mais significativos da obra de Oscar Niemeyer – o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e o Supremo Tribunal Federal. Lá estão também: o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e três importantes esculturas – O Pombal, de Niemeyer; A Justiça, de Alfredo Ceschiatti; e Os Candangos, de Bruno Giorgi. Na praça central uma Bandeira Nacional de 286 m quadrados é sustentada por um mastro de 100 m de altura. Fica ao final da Esplanada dos Ministérios.

Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional é composto pelo Senado Federal - que fica do lado esquerdo e é representado pelo "prato côncavo" - e pela Câmara dos Deputados - localizada ao lado direito e representada pelo "prato convexo". A cada hora iniciam-se visitas guiadas pelos plenários e museus das duas sedes do Poder Legislativo. Tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, os passeios acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 14h30 às 16h30; e aos sábados e domingos, das 9h às 13h30. Para informações sobre a Câmara dos Deputados, ligue +55 (61) 3216-1771; e sobre o Senado Federal, ligue +55 (61) 3311-3343. Fica na Praça dos Três Poderes, ao final da Esplanada dos Ministérios.

Palácio do Planalto Sede do Poder Executivo e local de trabalho do Presidente da República. As visitas guiadas duram 20 minutos e podem ser feitas aos domingos, das 9h30 às 13h. Uma atração à parte é a troca da guarda do Palácio do Planalto, que acontece a cada duas horas – sendo a primeira às 8h, e a última do dia, às 18h. Fica na Praça dos Três Poderes, ao final da Esplanada dos Ministérios. Informações: +55 (61) 3411-2317.

Palácio do Itamarati Também conhecido como Palácio dos Arcos, o Palácio do Itamarati abriga diversas obras de arte e antiguidades. As visitas guiadas podem ser feitas diariamente, das 14h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h30. Fica na Esplanada dos Ministérios. Informações: +55 (61) 3411-6148.

Supremo Tribunal Federal Sede do Poder Judiciário do País, o Supremo abriga uma biblioteca com aproximadamente 80 mil volumes. As visitas guiadas podem ser feitas aos domingos, das 10h às 16h, e duram cerca de 30 minutos - passam pela Sala de Sessões, pelo Salão Nobre e por três Museus. Fica na Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios. Informações: +55 (61) 3217-4058.

Palácio da Justiça (Ministério da Justiça) Sede do Ministério da Justiça, oferece visitas guiadas ao Salão Negro, Sala de Retratos, Biblioteca e Jardim Interno. A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Fica na Praça dos Três Poderes, ao final da Esplanada dos Ministérios. Informações: +55 (61) 3429-3401.

Panteão da Pátria Tancredo Neves Monumento à liberdade e à democracia, homenageia os heróis da pátria e o ex-presidente Tancredo Neves. O projeto é de Oscar Niemeyer e possui acervo de vários artistas, entre eles Athos Bulcão, João Câmara e Marianne Peretti. Fica aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h, na Praça dos Três Poderes, ao final da Esplanada dos Ministérios. Informações: +55 (61) 3325-6244.

Espaço Lúcio Costa Espaço dedicado à maquete da cidade de Brasília. Fica no subsolo da Praça dos Três Poderes – ao final da Esplanada dos Ministérios -, e está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. Informações: +55 (61) 3321-9843.

Ponte JK Inaugurada em 2002, a Ponte JK é a terceira ponte construída para ligar o Plano Piloto ao Lago Sul. É considerada uma das pontes mais belas do mundo.

Brasília destaca-se como ponto de partida para a prática do vôo livre, um esporte que pode ser praticado com Asas Deltas ou Parapentes. Os praticantes desse tipo de esporte revelam que, por causa de seu clima seco, a cidade proporciona térmicas fortes e grandes “cloud-streets” – nome de uma manobra muito apreciada por eles. A capital federal foi sede do 14º Campeonato Mundial de Asa Delta – uma das categorias do vôo livre – em 2003. E em 2005, de 21 a 27 de agosto, será palco da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta.

O planejamento da cidade instituiu áreas específicas para tudo, inclusive hospedagem – os Setores Hoteleiros Norte e Sul. No entanto, outras áreas estão recebendo novas unidades hoteleiras, como o Setor de Hotéis e Turismo Norte, que fica às margens do Lago Paranoá. Brasília dispõe de hotéis modernos e confortáveis, inclusive os pertencentes a redes internacionais; mas conta também com modestas pousadas, pensões e albergues.

Na área gastronômica, Brasília é capital mundial. Como cidade que recebe visitantes de todo o Brasil e do mundo, oferece uma rede de restaurantes com grande diversidade de especialidades. Podem ser encontradas desde casas simples e descontraídas, que servem a autêntica comida da Região Centro-Oeste brasileira, a bistrôs charmosos e exclusivos, com cardápios sofisticados montados por chefes consagrados.

Via Aérea: o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek - a 12 km do centro -, recebe vôos internacionais e de todas as capitais do Brasil diariamente.

Via Rodoviária: no Terminal Rodoferroviário estão as empresas interestaduais e municipais de ônibus, que ligam o Distrito Federal aos demais Estados brasileiros.

O clima na capital federal é semi-seco, com as estações definidas pela umidade do ar: uma seca e fria, e a outra úmida e quente. A temperatura média é de 20,5°C (69° F). Outubro é o mês mais quente do ano, com máxima de 29°C (85° F), enquanto julho é o mais frio, com mínima de 13°C (55° F).

A melhor época para visitá-la é de abril a junho, quando a seca ainda não começou e são comuns os lindos dias de céu bem azul - um espetáculo à parte. De agosto a setembro prevalece o período mais seco do ano, com esplendorosos Ipês roxos e amarelos espalhados pela vegetação cinzenta dessa época na cidade. As chuvas recomeçam, geralmente, em outubro. Dados da cidade Estado: Distrito Federal

Distâncias Rio de Janeiro: 1160 km São Paulo: 1020 km