Agência de Viagens   STW Turismo   Pacotes   Passagens   Destinos Nacionais

STW Turismo  Passagens Aéreas  Pacotes Turisticos  Resorts  Cruzeiros Maritimos

Pacotes Passagens Viagens e Turismo

.:: Viagens ::.

.:: Turismo ::.

 .:: Destinos Turisticos ::. 
Bonito
 

Mato Grosso do Sul Bonito

A cidade de Bonito fica no sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul e pode ser visitada a qualquer época do ano. Mas quem já conhece indica: o período ideal é entre os meses de dezembro e março – a época das chuvas. Durante essa temporada a vegetação está verde, os animais aparecem - pois têm alimento de sobra -, o nível dos rios está alto e as cachoeiras estão caudalosas. Entre maio e agosto os campos estão secos, as queimadas são constantes e a fauna foge para pastagens melhores.

Quem chega a Bonito logo constata: “bonito” é pouco para descrever as maravilhas criadas pela natureza nessa região. Esta tímida cidade no interior do Estado do Mato Grosso do Sul surpreende por seus rios de águas cristalinas repletos de peixes, suas grutas e cachoeiras que atraem turistas do mundo todo.

A grande concentração de calcário no solo da região onde fica Bonito é responsável pela transparência das águas e pela existência dos inúmeros acidentes geológicos. E a melhor maneira de aproveitar as belezas naturais é fazendo o turismo de aventura. As atividades mais indicadas para quem visita o local são mergulho em cavernas, observação da fauna subaquática e passeios por trilhas na mata. Lugares como as Grutas do Lago Azul e a Gruta do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, são os mais indicados.

São inúmeras as grutas com lagos profundos em que mergulhadores experientes se arriscam. Foi lá, na Lagoa Misteriosa, que o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira atingiu 121 metros, a maior profundidade subaquática registrada em cavernas brasileiras. Algumas agências oferecem mergulhos de até 20 metros de profundidade sem riscos, na Gruta do Mimoso. Mas atenção, o espeleomergulho é só para quem tem muita experiência e equipamento adequado.

Bonito é uma cidade-modelo em organização turística. Adotou um sistema de visitas que tenciona preservar o meio ambiente. Assim, você só pode conhecer os rios, os lagos, as cavernas e as matas – quase todos em propriedades privadas – acompanhado de guias credenciados por agências. Para evitar impactos negativos na natureza, estabeleceu-se um número máximo diário de turistas que pode visitar cada atração. E a natureza agradece.

As visitas à maioria das atrações de Bonito só podem ser feitas por meio de agências locais de turismo e necessitam sempre do acompanhamento de um guia credenciado. Os hotéis providenciam o contato com os representantes das agências. Como há um número máximo de visitantes para cada atração, é recomendável reservar os passeios com antecedência.

Durante o verão, o sol e o calor da região pedem roupas leves, chapéu e protetor solar. Para caminhadas em trilhas, é importante levar mochila, tênis ou sandálias antiderrapantes, e capa de chuva.

Não é preciso levar máscara de mergulho, snorkel e roupa de mergulho para fazer os passeios de flutuação nos rios. O aluguel desses equipamentos já está incluído no valor dos ingressos. 

Usando roupa especial de neoprene, máscara e snorkel, o visitante flutua em rios de águas tranqüilas e cristalinas, onde observa com excelente visibilidade a flora subaquática e peixes da região pantaneira - piraputangas, pintados, pacus e dourados. Confira abaixo os principais locais para a prática da flutuação.

Aquário Natural – Parque Ecológico Baía Bonita A flutuação é feita nos 600 m próximos à nascente do Rio Baía Bonita. Na Trilha dos Animais, que também faz parte da reserva ecológica, é possível observar exemplares de espécies locais, como emas, tatus, lobos-guarás, jacarés e sucuris.

Rio da Prata O passeio começa com caminhada em trilha que dura uma hora - na mata nativa que abriga animais como queixadas, macacos e aves. A flutuação é feita por cerca de 2 km nos rios Olho d’Água e Prata, um dos mais cristalinos da região e com grande diversidade de peixes. Há também a opção de passeios a cavalo.

Bonito Aventura Descida do Rio Formoso e exploração de cavidades naturais submersas. Após caminhada de cerca de 2 km em trilha na mata, é feita a flutuação nas águas transparentes do Rio Formoso, que conta com corredeiras e formações rochosas.

Rio Sucuri A transparência das águas tranqüilas, com imensos cardumes, nascentes e plantas exóticas é incrível. A flutuação no Rio Sucuri é feita em percurso de 2 km, com duração média de 45 minutos. Fica na Fazenda São Geraldo, onde há trilhas na mata para caminhadas e passeios a cavalo e de bicicleta.

Gruta do Lago Azul Incrível formação geológica de rochas calcárias, com 100 m de largura e 70 m de profundidade, repleta de espeleotemas. No fundo da gruta fica um lago de águas transparentes, que se assemelha a um enorme espelho azulado.

Gruta de São Miguel A gruta é rica em formações calcárias. O acesso é feito por trilha suspensa em meio à mata nativa. Situada na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas é considerado um dos melhores programas em Bonito.

Cachoeiras do Rio do Peixe Um dos mais belos cenários da natureza em Bonito.

Boca da Onça Ecotur Conta com trilhas, cachoeiras, rapel e muita emoção na Serra da Bodoquena.

Cachoeiras do Aquidabã Uma das mais altas da região, de onde se avista a Serra da Bodoquena, cuja maior parte é uma reserva indígena.

Estância Mimosa Ecoturismo Uma deliciosa e inesquecível aventura de ecoturismo - respeito ao meio ambiente, interação com a natureza e cultura regional.

Parque das cachoeiras Trilha que passa por seis belas cachoeiras onde é possível observar, fotografar e se refrescar em um delicioso banho.

Fazenda Ceita Core Beleza e cor, trilhas e grutas, cachoeiras e bichos, tudo em um só lugar.

Buraco das Araras Trilha ao redor de uma colina com 124m de profundidade e 500m de diâmetro.

Projecto Vivo Lazer e educação ambiental mostrando que é possível aliar conservação da natureza, ecoturismo e produção na propriedade rural.

Bote no Rio Formoso A descida é uma aventura à ‘Indiana Jones’.

Balneário Monte Cristo Muitas cachoeiras e belíssima paisagem.

Bóia Cross Emocionante aventura nas cachoeiras do Rio Formosinho, com mais de sete corredeiras para deslizar.

Parque Ecológico Rio Formoso Oferece trilhas pela mata ciliar em meio a uma flora exuberante e descida pelo Rio Formoso.

Balneário Municipal Uma grande variedade de peixes acompanham seu lazer.

Rota Boiadeira – Quadriciclo Diversão e aventura em cima de quatro rodas pela antiga trilha boiadeira.

Discovery Dive Excelente para quem não tem treinamento e quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento "scuba". Também agrada aos mergulhadores mais experientes pelo visual completamente diferente do mar. No Rio Formoso, em meio a milhões de bolhas das cachoeiras, ou no Rio da Prata, com os peixes, é possível mergulhar por aproximadamente 30 minutos, após ter recebido toda a orientação de segurança, sempre acompanhado pelo Instrutor.

Reserva Ecológica Baía Bonita Snorkeling em águas que estão entre as mais transparentes do mundo.

Balneário do Sol Às margens do Rio Formoso, um lugar mágico.

Barra do Sucuri A natureza em seu mais belo estado de preservação e equilíbrio ambiental.

Eno Bokóti Na linguagem Terena, "Muitas cachoeiras". Este passeio reserva surpresas inesquecíveis durante o percurso de dois mil metros de trilhas pela mata ciliar do Rio do Peixe.

Balneário Tarumã - Fazenda Lomba Complexo ecológico com uma linda piscina natural, além de trilha que leva a uma belíssima cachoeira.

Ilha do Padre Inúmeras cachoeiras e piscinas naturais no meio do Rio Formoso.

Recanto Ecológico Rio da Prata Mergulhos inesquecíveis em um dos rios mais cristalinos do mundo.

Rio do Peixe Uma trilha na mata repleta de aves leva a 11 cachoeiras e a piscinas naturais de águas límpidas para flutuação, mergulho e observação de peixes.

Abismo Anhumas Uma abertura no chão despenca como um abismo vertical. É preciso utilizar a técnica de rapel para chegar ao fundo da caverna, 72m abaixo da superfície. Lá encontramos um lago com cerca de 80m de profundidade, onde o mergulho possibilita a observação de formações calcárias.

Lagoa Misteriosa Distante 40 km de Bonito, já no município de Jardim, a Lagoa impressiona por sua profundidade e transparência da água. Nos meses de inverno – de junho a setembro -, a visibilidade ultrapassa os 40m. O acesso até este lago de águas azuis é bastante difícil, porém, isto é compensado pelo visual que o mergulho proporciona. Os mergulhos são planejados dentro dos limites da certificação de cada mergulhador. Também existem circuitos especiais para “Cave Divers”, ou mergulhadores de caverna.

Gruta do Mimoso Localizada a 35 km do centro de Bonito, é uma das cavernas mais belas do mundo para o mergulho, e a que exige mais experiência dos mergulhadores. Eles devem estar credenciados, no mínimo, em “Overhead Diver” para poderem se aventurar nos 70m de extensão da caverna, localizada 20m abaixo da superfície. Para entrar no Salão dos Cones, onde há imensas formações rochosas com até oito metros de altura, é preciso certificado do tipo “Intro to Cave”. A Gruta do Mimoso é considerada um dos mais impressionantes pontos de mergulho em caverna do Brasil.

Artesanato indígena Cerâmica dos Kadiwéu, da Serra do Bodoquena; acessórios feitos com sementes, como colares – Rua Cel. Pilad Rebuá – tel.: +55 (67) 255-2294

Bonito dispõe de boa infra-estrutura de hospedagem e gastronomia. São diversas pousadas e hotéis, com diferentes níveis de conforto. Oferece também campings e albergues. Os restaurantes da cidade servem várias especialidades. Mas o destaque fica por conta dos pratos à base de peixes de água doce - como o pintado e o pacu - fritos ou ensopados.

Via aérea: vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul. Ele conta com locadoras de veículos e de táxi aéreo.

Via Rodoviária: para quem vem de carro por Campo Grande, o percurso de 290 km, pela BR-060, passa por Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e finalmente, Bonito. De ônibus, a única linha é feita pela Viação Cruzeiro do Sul, com saídas diárias de Campo Grande, às 6h e às 15h. 

O clima em Bonito é tropical úmido. Apresenta clima quente e chuvoso entre outubro e março. Já entre junho e agosto, o tempo é seco e frio, e a temperatura pode chegar abaixo dos 10ºC. A média anual é de 22ºC. 

Distâncias Campo Grande: 280 km São Paulo: 1.170 km